Educação - Sexta-feira, 12 de Novembro de 2021

Ensino para Jovens e Adultos - EJA

Ensino para Jovens e Adultos - EJA

NOTÍCIA EDUCAÇÃO

O Conselho Municipal de Educação de Pejuçara informa que a partir do ano de 2022, institui-se as diretrizes operacionais para a Educação de Jovens e Adultos – EJA. Tal oferta de Ensino será compatibilizada de acordo com a realidade dos estudantes, bem como, o alinhamento da elevação da escolaridade com a qualificação profissional.

O principal objetivo é de possibilitar o acesso, permanência e a continuidade dos estudos de todas as pessoas que não iniciaram ou que interromperam o seu processo educativo escolar, as ofertas do EJA poderão ser das seguintes formas:

1. Educação de Jovens e Adultos presencial.
  2. Educação de Jovens e Adultos articulada à Educação Profissional.

Para os anos INICIAIS do Ensino Fundamental, que possuem a intenção de alfabetização inicial e uma qualificação profissional inicial a carga horária será de pelo menos:

1. 150 horas para os componentes essenciais da alfabetização.
  2. 150 horas para as noções básicas de matemática.
  3. 160 horas destinada à formação específica.
  4. Totalizando 460 horas.

Já para os anos FINAIS do Ensino Fundamental, que possuem o intuito de fortalecimento da integração da formação geral com a formação profissional, a carga horária será de pelo menos:

1. 1.400 horas para a formação básica.
  2. 200 horas para a qualificação profissional.
  3. Totalizando 1.600 horas.

As inscrições podem ser realizadas na Secretaria da Escola Municipal Pejuçara, os alunos devem possuir idade mínima de quinze (15) anos completos para o ingresso no Ensino de Jovens e Adultos – EJA.

As turmas devem possuir no mínimo 20 alunos.

O prazo para as inscrições é até 07 de dezembro de 2021, e as aulas estão previstas para iniciar-se em março de 2022 no turno da noite.

O Ensino de Jovens e Adultos – EJA representa uma melhoria de trabalho e de vida, aumenta consideravelmente as possibilidades de ingresso no mercado de trabalho. Desta forma, torna-se extremamente necessário o desenvolvimento educacional para quem busca melhores oportunidades de emprego e renda.