Projeto de Decreto Legislativo

Número Data do documento Legislatura Ano
94 12/08/2019 2017-2020 2019
Data da Sessão de Apresentação Data da 1ª Sessão de Deliberação Data da 2ª Sessão de Deliberação
Não foi atribuída data para a Sessão de Apresentação Não foi atribuída data para a 1ª Sessão de Deliberação Não foi atribuída data para a 2ª Sessão de Deliberação
APROVADA - Proposição aprovada
Autor Vereador
Eliane Luiza de Moura Zamberlan
Ementa
EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Nobres Vereadores:
Tenho a honra de encaminhar o seguinte Projeto de Decreto Legislativo:

Projeto de Decreto Legislativo n.º 94 de 09 de agosto de 2019 que " Autoriza a Câmara de Vereadores conceder homenagem de Vulto Municipal a Servidora ISAURA VENERANDA PARUSSOLO (in memorian).”

A Lei Orgânica do Município de Pejuçara/RS institui no artigo 33, XXIII, que “Compete exclusivamente à Câmara Municipal conceder homenagem a pessoas, com a aprovação da maioria absoluta dos seus membros.”
Já o Regimento Interno, no artigo 229 estabelece que: “Constitui matéria de Projeto de Decreto Legislativo, a concessão de Título de Cidadão Honorário ou conferir homenagem as pessoas que reconhecidamente tenham prestado relevantes serviços ao Município ou nele se destacado pela atuação exemplar de vida pública e particular.”
Nesses termos, é que a Câmara Municipal de Pejuçara propõe a homenagem de Vulto Municipal a Senhora ISAURA VENERANDA PARUSSOLO (in memorian), pelos motivos que passa a expor:
 Isaura Veneranda Parussolo, natural da cidade de Pejuçara, nasceu dia 01 de junho, e aos 4 anos já frequentava os bancos escolares em companhia de seus irmãos mais velhos. Fez o primário no colégio Santo Antônio, e o curso auxiliar de adubação no colégio Prof.” Annes Dias” extensão Pejuçara. Formou-se em 1986 no curso de Ciências - Licenciatura de 1º Grau pela universidade de Ijuí (Unijui).
Isaura iniciou seus trabalhos junto a Biblioteca Machado de Assis e na Câmara de Vereadores de Pejuçara no dia 16 de junho de 1981. Foi efetivada no dia 01 de julho do mesmo ano. A servidora laborou na Câmara Municipal de Vereadores, como secretária, de julho de 1981 a março de 1983.
Em 1983, assumiu no período integral a Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis, que estava localizada no quiosque da praça Municipal. Após alguns anos, a biblioteca mudou-se para o prédio do Museu, onde até hoje está estabelecida.
Isaura, também foi responsável, por um longo período de tempo, pela banda Municipal. De 1989 a 1994, foi responsável e administrou ensaios e apresentações da banda integração Condor-Pejuçara.
 Isaura sempre foi uma funcionária muito dedicada em tudo que fazia e sempre se fez presente na comunidade, ajudando sempre que necessário.
Como coordenadora da Biblioteca Pública Machado de Assis, sempre incentivou a leitura, oferecendo projetos junto à comunidade e escola, tais como: concursos de desenhos infantis e juvenis, e projeto de contação de história para alunos da escola infantil Maria Schuster, além de sempre receber alunos da Escola Estadual Ângelo Furian e Escola Municipal com várias atividades.
 Trabalhou na alfabetização para concurso Municipal, colaborou com o jornal de Pejuçara - para a coluna de memorias do passado com os jornais o despertar de 1987. Também participou na elaboração, organização e atendimento público da réplica da casa Italiana, no parque de Exposição, nas Expo feiras.
Pelos motivos expostos, esta Casa de Leis, em franco reconhecimento aos seus atos, vem, por meio desta homenagem, reconhecer os relevantes serviços prestados pela Senhora ISAURA VENERANDA PARUSSOLO (in memorian) a comunidade Pejuçarense.

SALA DAS SESSÕES, em 09 de agosto de 2019.

ELIANE LUIZA DE MOURA ZAMBERLAN
Presidente da Câmara de Vereadores

Projeto 94/2019
Pareceres
Data Nome do documento Download
13/08/2019 Parecer nº 56/2019
14/08/2019 Parecer nº 53/2019
Projeto sem protocolo vinculado!