Projeto de Decreto Legislativo

Número Data do documento Legislatura Ano
102 28/10/2019 2017-2020 2019
Data da Sessão de Apresentação Data da 1ª Sessão de Deliberação Data da 2ª Sessão de Deliberação
Não foi atribuída data para a Sessão de Apresentação Não foi atribuída data para a 1ª Sessão de Deliberação Não foi atribuída data para a 2ª Sessão de Deliberação
APROVADA - Proposição aprovada
Autor Vereador
Eliane Luiza de Moura Zamberlan
Ementa
Autoriza a Câmara de Vereadores conceder homenagem ao Sr. JOSÉ BATISTA DA SILVA.
Nobres Vereadores:
Tenho a honra de encaminhar o seguinte Projeto de Decreto Legislativo:

Projeto de Decreto Legislativo n.º 102 de 24 de outubro de 2019 que "Autoriza a Câmara de Vereadores conceder homenagem ao Sr. JOSÉ BASTISTA DA SILVA.”

A Lei Orgânica do Município de Pejuçara/RS institui no artigo 33, XXIII, que “Compete exclusivamente à Câmara Municipal conceder homenagem a pessoas, com a aprovação da maioria absoluta dos seus membros.”
Já o Regimento Interno, no artigo 229 estabelece que: “Constitui matéria de Projeto de Decreto Legislativo, a concessão de Título de Cidadão Honorário ou conferir homenagem as pessoas que reconhecidamente tenham prestado relevantes serviços ao Município ou nele se destacado pela atuação exemplar de vida pública e particular.”
Nesses termos, é que a Câmara Municipal de Pejuçara propõe a homenagem ao Sr. JOSÉ BATISTA DA SILVA, pelos motivos que passa a expor:
José Batista da Silva nasceu no dia 27 de fevereiro de 1912, na cidade de Independência, que na época pertencia a cidade de Três de Maio - RS.
José Batista da Silva é filho de descendentes de escravos, Paulinho Batista da Silva e Conceição Oliveira da Silva, e possui nove irmãos.
Quando José Batista da Silva tinha aproximadamente sete anos de idade seu pai faleceu, e sua mãe sem condições de criá-los, entregou os filhos mais velhos para famílias conhecidas e próximas de sua residência para eles trabalharem nos afazeres da casa em troca de comida e lugar para dormir.
Dos sete anos de idade até os dezesseis anos de idade José Batista da Silva trabalhou para a família de Alcindo Antunes cuidando dos seus três filhos: Nair, Nadir e Nelson. Seu José apegou-se tanto as crianças que decidiu que quando tivesse os seus filhos colocaria o nome deles nos seus próprios filhos e assim o fez.
Alguns anos depois sua mãe Conceição Oliveira da Silva também acabou falecendo, momento em que, todos os irmãos acabaram tomando rumos diferentes, e alguns só se viram quando eram crianças, outros alguns anos depois.
José Batista da Silva chegou à cidade de Pejuçara em meados do ano de 1942 juntamente com parentes e amigos para trabalhar no corte da cana de açúcar para os alambiques da cidade, para ajudar nos serviços da lavoura e nos serviços gerais. Nesta época
o representante da cidade era Benedito Zamberlan e a cidade se chamava Visconde de Rio Branco.
Na época haviam poucos habitantes, havia uma grande extensão de mata nativa, muitos animais ferozes, as estradas eram de chão, e o acesso a cidade vizinha – Cruz Alta – era muito precário. Na pequena cidade não havia hospital, somente uma farmácia, e os alimentos e mantimentos tinham de ser adquiridos nas bodegas, ou produzidos nas propriedades em que viviam.
Os moradores ajudavam uns aos outros, faziam mutirões para construir casas, escolas, igrejas, para plantar e colher.
Pejuçara era um excelente lugar para se viver e construir família, porém era muito distante da sua cidade natal, mas isso não impediu que José Batista da Silva percorresse o trajeto Pejuçara - Independência a pé ou a cavalo, para rever seus familiares e sua noiva.
Em fevereiro de 1948, aos 36 anos de idade, casou-se com Edelmira da Costa e Silva, na cidade de Independência, e em seguida trouxe sua esposa e seus pertences – numa carroça de boi – até a cidade de Pejuçara, onde fixou residência na propriedade de Virgilio Zambra, tornando-se seu agregado por muitos anos.
Dois anos depois – em 1950 – o casal teve o primeiro filho, e algum tempo depois teve os outros sete filhos, entretanto dois filhos faleceram por problemas de saúde.
Atualmente a família de José Batista da Silva é composta por seis filhos, Pedro Nelson da Silva, Nair da Silva, Adão Antônio da Silva, Luiz Setembrino da Silva, Francisco Abel da Silva e Eva Nadir da Silva, por aproximadamente vinte netos e seis bisnetos.
José Batista da Silva tem 107 anos de idade e reside na companhia de seus filhos, pois sua esposa Edelmira faleceu a nove anos.
Seu José Batista da Silva leva uma vida tranquila e ativa, cuida dos seus bichinhos de estimação, da sua horta e dos seus chás. Tem muita saúde, e uma ótima memória.
Pelos motivos expostos, esta Casa de Leis, em reconhecimento ao Dia da Consciência Negra e a trajetória de vida de JOSÉ BATISTA DA SILVA, vem, por meio desta homenagem, reconhecer a história de dedicação, fé e superação do cidadão Pejuçarense.

SALA DAS SESSÕES, em 24 de outubro de 2019.

ELIANE LUIZA DE MOURA ZAMBERLAN
Presidente da Câmara de Vereadores

Projeto 102/2019
Pareceres
Data Nome do documento Download
29/10/2019 Parecer nº 72/2019
01/11/2019 Parecer nº 76/2019
Projeto sem protocolo vinculado!