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Dados
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
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2055 | 26/11/2020 | 2017-2020 | 2020 |
Data da Sessão de Apresentação | Data da 1ª Sessão de Deliberação | Data da 2ª Sessão de Deliberação |
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Não foi atribuída data para a Sessão de Apresentação | Não foi atribuída data para a 1ª Sessão de Deliberação | Não foi atribuída data para a 2ª Sessão de Deliberação |
Situação | ||
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APROVADA - Proposição aprovada |
Autor Executivo | ||
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Eduardo Buzzatti |
Ementa | ||
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ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO DE PEJUÇARA PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2021. |
Observações | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
MENSAGEM Nº 431/2020 Senhora Presidente, Senhores(as) Vereadores(as) Temos a honra de encaminhar a esta Casa Legislativa o seguinte Projeto de Lei: Encaminho à apreciação de Vossas Excelências o Projeto de Lei anexo, que dispõe sobre a estimativa de Receita e a fixação da Despesa do Município para o próximo exercício financeiro, em cumprimento ao disposto na Constituição da República Federativa do Brasil e da Lei Orgânica Municipal. O presente Projeto de Lei compreende os Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social, e foi elaborado de acordo com a Lei Federal nº 4.320/64, com a Lei Complementar nº 101/00 e com a Lei Municipal nº 2.120 de 27 de outubro de 2020 – Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2021, incluindo a consonância com os seus anexos de Metas Fiscais e de Metas e Prioridades para o próximo exercício, observadas as diretrizes e os objetivos do governo constantes na Lei nº. 1.917, de 28 de setembro de 2017, que dispõe sobre o Plano Plurianual do Município. O Projeto de Lei que ora apresentamos visa garantir a continuidade das ações constantes do programa de governo, através da execução de projetos prioritários que buscam atender de forma crescente as demandas mais urgentes da população e estimular o desenvolvimento social, cultural e econômico do Município. Para viabilizar o cumprimento destas ações, uma política de alocação de recursos cada vez mais responsável, racional e eficiente, está evidenciada nos programas de trabalho, garantindo, além de uma melhor qualidade na oferta de serviços públicos municipais, a execução dos investimentos em andamento. Além disso, a elaboração deste projeto de lei foi realizada em consonância com as perspectivas para o cenário macroeconômico, com o desempenho financeiro das contas públicas nos últimos exercícios, com a política econômica e social do Governo e a legislação vigente. Isto posto, passamos a detalhar os principais aspectos relacionados com a situação econômico financeira do Município e com as previsões para o exercício de 2021. 1. Da Situação Econômico-Financeira. 1.1 Resultado Orçamentário No último exercício encerrado, o Município apresentou o seguinte resultado orçamentário:
Já exercício em curso até o mês de setembro, foi arrecadado o montante de R$ 21.696.371,44, tendo sido liquidado em despesas correntes o valor de R$ 17.287.176,48 e em despesas de capital o valor de R$ 1.323.149,98. Portanto, o resultado orçamentário acumulado em 2020, até o mês de setembro é de R$ 3.086.044,98, o qual se apresenta superavitário. 1.2 Dívida Pública Até o final do mês de junho, o saldo Dívida Consolidada Líquida do Município foi de R$ 1.970.994,78, o qual foi apurado de acordo com a metodologia adotada pela Secretaria do Tesouro Nacional, bem como as orientações do Tribunal de Contas do Estado. Conforme demonstrado a seguir, verifica-se que a dívida consolidada líquida do Município apresenta um saldo inferior àquele verificado ao final do período anterior, sinalizando, portanto, para uma diminuição no nível de endividamento municipal. DEMONSTRAÇÃO DA EVOLUÇÃO DA DÍVIDA CONSOLIDADA LÍQUIDA
1.3 – Disponibilidades de Caixa e Restos a Pagar Outro dado importante diz respeito ao acúmulo de restos a pagar comparado com a disponibilidade de caixa. Desse modo, ao final do mês de junho, o saldo acumulado de Restos a Pagar do Poder Executivo e Legislativo constam zerados. Já as disponibilidades do Executivo alcançaram R$ 2.969.332,03, ao passo que as do Legislativo ficaram em R$ 107.475,13. 2. Resumo da Política Econômica, Social e Financeira do Município. 2.1 Receitas Segundo detalhado no Anexo 2 do Projeto de Lei, o total líquido da receita para 2021 está estimado em R$ 31.250.000,00, incluídas as operações intraorçamentárias, e excluídas as deduções da receita. Tal montante, quando comparado com o orçamento atual, que é de R$ 30.550.000,00, representa uma diferença de R$ 700.000,00, ou seja, 2,29% a maior. Adiante, são destacadas as principais origens da receita orçamentária. 2.1.1 Receitas Tributárias A Receita Tributária estimada para o exercício de 2021 soma R$ 2.483.000,00, em valores brutos representa 7,95% do total previsto. Esta fonte representa as receitas próprias, composta dos tributos municipais. O quadro abaixo demonstra resumidamente a composição da receita tributária e a sua comparação com os valores previstos para o exercício atual e para o próximo exercício. Destaca-se que o valor de ITR não consta mais alocado junto com as receitas próprias, conforme a nova classificação das receitas o referido imposto deve constar em transferências constitucionais.
2.1.2 Receita de Contribuições As receitas dessa origem foram estimadas em R$ 1.040.000,00, representando 3,33% do Orçamento e está assim composta:
2.1.3 Receita Patrimonial Esta fonte de Receita estima para o próximo exercício um montante de R$ 2.342.000,00, ou seja, 7,49% do total da receita prevista. Tem como principal origem os rendimentos das aplicações financeiras. 2.1.4 Receita de Serviços As receitas de serviços para o exercício de 2021 foram estimados R$ 152.500,00, assim detalhados:
2.1.5 Transferências Correntes Conforme se visualiza no quadro abaixo, no grupo das Transferências Correntes da União, o item mais significativo refere-se às transferências constitucionais do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), cuja previsão total é de R$ 9.240.000,00, incluído o valore de 1% de julho e dezembro, correspondendo a 29,57% do total da receita do Município. Já o total das Transferências da União demonstraram uma previsão de R$ 11.332.500,00, representando 36,26% do total da receita. Nas transferências do Estado, deve ser destacada a participação do Município no ICMS, cujos valores a serem transferidos ao Município, foram estimados em R$ 9.800.000,00, ou seja, 31,36% do total da receita esperada. TRANSFERÊNCIAS CORRENTES
Devido a pandemia do coronavírus a previsão de receita manteve-se com pouca oscilação, ocasionada pelas incertezas na economia, então a previsão foi realizada com cautela. 2.1.6 FUNDEB O quadro a seguir evidencia a previsão da arrecadação e dos valores a serem transferidos ao FUNDEB. Em resumo, verifica-se que para 2021 a previsão é que o Município receba do referido fundo, em razão do nº. 464 de alunos matriculados em sua rede de ensino, o valor de R$ 2.500.000,00. Por outro lado, contribuirá de forma compulsória para o mesmo fundo com R$ 3.909.000,00. Portanto, a perda prevista é de R$ 1.409.000,00. TRANSFERÊNCIAS DO FUNDEB
2.1.7 Outras Receitas Correntes Esta fonte de Receita estima para o exercício de 2021 o valor de R$ 280.000,00, representando 0,26% do orçamento, conforme abaixo detalhado.
O montante total estimado para as Receitas de Capital é de R$ 285.000,00, que representa 0,9% do total da receita do Município. A maior previsão é para as receitas de transferências de capital, com um ingresso previsto de R$ 250.000,00. RECEITAS DE CAPITAL
2.2 Despesas Conforme detalhado nos anexos que compõem o Projeto de Lei, os Orçamentos fiscal e da seguridade social do Município foram elaborados segundo as regras estabelecidas na Lei Orgânica do Município, Lei Federal Nº 4320/64, Plano Plurianual e Lei de Diretrizes Orçamentárias, atingindo um montante total a R$ 31.250.000,00, sendo R$ 24.350.000,00 correspondente ao Orçamento Fiscal e R$ 6.900.000,00 correspondente ao Orçamento da Seguridade Social. Salienta-se que, além da participação dos diversos órgãos e setores que integram a Administração Municipal, a elaboração do orçamento da despesa contou com a participação dos conselhos municipais de políticas públicas, especialmente das áreas de Saúde, Educação e Assistência Social, por meio de audiência pública com os respectivos conselhos. Também, visando dar efetividade ao disposto no art. 48 da Lei Complementar nº 101/2000, informamos que foi realizada audiência pública para a apresentação da proposta orçamentária e coleta de sugestões da comunidade. Em resumo, no que tange à alocação das despesas, apesar do quadro de dificuldades financeiras pela qual passa a Administração Pública de um modo geral, o Executivo procurou dar especial atenção às necessidades mais prementes da comunidade, e reservou para o próximo exercício o seguinte programa de trabalho: 2.2.1 Secretaria Municipal de Saúde Ouvido previamente o Conselho Municipal de Saúde, foi alocado um total de R$ 5.576.500,00, o que representa 17,84% do total da despesa programada. Referente ao ASPS, o valor fixado para despesa do ano de 2021 foi de R$ 3.945.000,00, que corresponde a 17,77% da Receita Líquida de Impostos e Transferências. Observa-se, portanto a preocupação da Administração Municipal em cumprir o mínimo de 15% estabelecido na Lei Complementar nº 141/2012. Para o ano de 2021, a prioridade é garantir o pleno atendimento da atenção básica à saúde. Referente aos valores 2.2.2 Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer Nesta secretaria foram alocados recursos que totalizam o valor de R$ 6.422.000,00, sendo que deste os recursos destinados à Educação perfazem o valor de R$ 6.083.000,00, e a Cultura, Desportos, Turismo e outros o valor de R$ 359.000,00. Já quanto aos recursos do MDE e Fundeb, os valores destinados são R$ 2.900.000,00 e 2.504.000,00. Conforme metodologia de cálculo para a apuração do percentual, as despesas superaram o limite de 25,00%, cumprindo o Mandamento Constitucional, dando continuidade as ações voltadas para a ampliação e a melhoria do atendimento ao ensino fundamental, à educação infantil e à pré-escola. 2.2.3 Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação Na Secretaria de Assistência Social, após deliberação do Conselho Municipal de Assistência Social, foram alocados recursos para a continuidade dos programas voltados para os direitos humanos, as crianças, os portadores de deficiência, os adolescentes, a juventude e aos idosos. Segundo orientação da NOB/SUAS 2012, todos os recursos foram alocados no Fundo Municipal de Assistência Social, cujo montante foi fixado em R$ 1.047.500,00, representando, portanto, 3,35% do orçamento. Já no Fundo Municipal do Idoso e na Habitação, que também pertence a esta pasta, o valor total é de R$ 94.000,00, assim perfazendo o montante de R$ 1.141.500,00 da secretaria. 2.2.4 Câmara Municipal Os recursos alocados nesta Unidade Orçamentária somam R$ 696.000,00, representando 2,22% do total da despesa do Município, e se destinam basicamente às despesas de manutenção do Legislativo Municipal para desempenho de suas funções de legislar e fiscalizar. 2.2.5 Gabinete do Prefeito Os recursos alocados nesta Unidade Orçamentária, que agrega o setor de Controle Interno, somam R$ 776.000,00, representando 2,48% do Orçamento. 2.2.6 Secretaria Municipal de Administração e da Secretaria Municipal da Fazenda Os recursos alocados nestas duas Unidades Orçamentárias, somam R$ 5.659.500,00, sendo R$ 5.003.000,00 na Secretaria de Administração e R$ 656.500,00 na Secretaria da Fazenda. Os recursos alocados serão utilizados no atendimento das despesas com manutenção dos serviços gerenciais de recursos humanos, patrimônio público, controle dos cadastros imobiliário e econômico, arrecadação e pagamentos, registros contábeis. 2.2.7 Secretaria Municipal de Obras, Saneamento Básico e Trânsito Os recursos alocados nesta Unidade Orçamentária somam R$ 2.994.000,00, representando 9,58% do total da despesa orçada para 2021. Os principais gastos previstos se destinam a manutenção da Frota de Veículos, Máquinas e Implementos Rodoviários, R$ 570.000,00, construção e melhoria de praças e jardins e limpeza pública, R$ 389.000,00, manutenção e melhoria da iluminação pública, R$ 44.000,00, e ampliação e manutenção de redes de água potável, R$ 38.000,00. 2.2.8 Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico Nesta unidade orçamentária foram alocados recursos totais de R$ 1.004.500,00, o que representa 3,21 % do total da despesa do Município. 2.2.9 Regime Próprio de Previdência O valor fixado ao Fundo de Seguridade Social foi de R$ 6.900.000,00. Deste valor o montante de R$ 4.675.000,00 destina-se a previdência social, com a manutenção das aposentadorias e pensões, e a diferença de R$ 2.225.000,00 compõe a reserva de contingência do referido fundo. 2.2.10 Reserva de contingência A reserva de contingência serve para cobrir as despesas de um evento incerto e futuro, sendo previsto para 2021 o valor de R$ 80.000,00. No tocante às demais despesas, embora premidos pela escassez de recursos, informamos que dentro da realidade fiscal vigente foram alocados recursos que, no entendimento da Administração Municipal, atendem satisfatoriamente as necessidades mais prementes da população. De todo o exposto, esperamos ter oferecido as informações necessárias à compreensão da proposta ora submetida à apreciação dessa Casa de Leis, manifestando nossas cordiais saudações. GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL, em 25 de novembro de 2020. EDUARDO BUZZATTI Prefeito Municipal |
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